[RESENHA] 1Q84 | Livro 1

Autor: Haruki Murakami
Nº de Páginas: 432 
Editora: Alfaguara

Classificação: quatro estrelas (mais como esse)
Um mundo aparentemente normal, duas personagens - Aomame, uma mulher independente, professora de artes marciais, e Tengo, professor de matemática - que não são o que aparentam e ambos se dão conta de ligeiros desajustamentos à sua volta, que os conduzirão fatalmente a um destino comum. Um universo romanesco dissecado com precisão orwelliana, em que se cruzam histórias inesquecíveis e personagens cativantes.
Em 1Q84, Haruki Murakami constrói um universo romanesco em que se cruzam histórias inesquecíveis e personagens cativantes. Onde acaba o Japão e começa o admirável mundo novo em que vivemos? Uma ficção que ilumina de forma transversal a aldeia global em que vivemos.
Aomame é uma assassina profissional. Tengo, um escritor. E a estória de 1Q84 poderia se resumir totalmente a isto, mas não é o que ela faz. 
Comecei a ler 1Q84 após sua sinopse me instigar muito e mesmo que eu não fizesse a mínima ideia do que esperar do livro, estava otimista e acreditava que o livro não iria me decepcionar e... bem, ele não me decepcionou. 
Sim, eu demorei muito tempo para acabar de ler 1Q84, mas se você estiver pensando que a obra de Haruki Murakami seja chata, vá tirando seu cavalinho da chuva. 
Muitas vezes ela se perguntava o que significava conquistar a liberdade, e se isso não seria o mesmo que escapar habilmente de uma jaula para cair numa outra ainda maior.
Esse primeiro livro não tenha um enredo apalpável, ele apenas nos traz — de um modo introdutório — fatos a respeito da vida dos personagens principais e como a estória de Aomame e Tengo irão se interligar. E essa “introdução” ao livro é perfeita! O estilo de Murakami é único e mesmo que o livro tivesse tudo para ser chato (por ser meio que uma introdução) ele não chega nem perto disso. 
Não havia dito antes, mas o livro é escrito de forma alternada em que temos um capítulo focando na Aomame e seus dilemas, e em outro temos a vida de Tengo. Até agora acho que é impossível decidir qual entre os dois é mais agradável de ler, em alguns momentos você poderá achar que as partes da Aomame (principalmente as dela) lhe deixam meio confuso, como também poderá achar que as partes de Tengo sejam super chatas, e que (além de pequenos fatos) a história destes dois não tem nada em comum uma com a outra, mas todas estas opiniões serão deixadas para trás quando o final do livro der aquele nó em sua mente! 
Então se lembrou de que não estava vivendo no mundo de 1984, mas no 1q84, que sofrera alterações. Tudo não passava de uma hipótese, mas ela gradativamente se tornava mais plausível. E nesse novo mundo pareciam existir muitas informações que ela não conhecia. Precisava ficar muito atenta a tudo.
Mas venhamos e convenhamos que o livro é muito bem escrito e tem uma enredo magnífico! Além de ter uma edição perfeita e ser o box mais lindo que tenho! 
Tenho muitas expectativas para o próximo livro da série, já que criei inúmeras teorias acerca da historia do livro, então se você já leu e também tem alguma teoria, não esqueça de compartilhar comigo, okay?
Escrito por Otávio Braga

Um comentário:

  1. Eu tbm acho o box muito lindo, mas eu nunca li, ótima resenha.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir